Uma vez que a este concurso foi dado o nome do apóstolo mórmon Parley P. Pratt, devemos explicar por que ele foi selecionado, especialmente tendo em conta que outras pessoas são mais conhecidos por escrever literatura mórmon. Pratt foi escolhido porque ele, mais do que ninguém, deu início à literatura mórmon.

Há outras pessoas que são mais conhecidos por suas contribuições literárias. William W. Phelps, talvez o melhor exemplo, entrou para a Igreja no início de 1831, menos de um ano depois de Pratt, em 1832 serviu como o primeiro editor de uma publicação Mórmon, o Evening and Morning Star. Ele é conhecido por sua poesia, 15 das quais ainda se contam entre os hinos em nosso hinário hoje. Eliza R. Snow também pode ser pensada como uma figura importante na literatura mórmon — embora ela só tenha  aderido à Igreja SUD em 1835. No entanto, apesar destes e outros nomes que são mais conhecidos por sua literatura, Pratt escreveu mais formas e gêneros da literatura do que mais ninguém, e começou a escrever matérias Mórmon mais cedo do que qualquer outra pessoa.

Do que sabemos, Pratt pode ter sido o primeiro poeta Mórmon. Ele é certamente um dos poucos poetas Mórmons que foram publicados na primeira publicação mórmon a incluir poesia (fora do Livro de Mórmon). Seu poema The time is nigh, that happy time (O tempo está próximo, aquele momento feliz) foi um dos dois poemas Mórmons (o outro foi de WW Phelps), publicados como hinos na primeira edição da Evening and Morning Star. Vários hinos não-mórmons também foram incluídos naquela edição.

O colecionador de documentos Mórmons John Hajicek alega ter, em manuscrito, um poema de Pratt anterior à data da primeira edição da Evening and Morning Star. O poema, intitulado A Song of Zion by Parley, é dedicado To Mrs Clarisa Chapen of Independence Jacson County Misourie (à senhora Clarisa Chapen de Independence, condado de Jackson, Missouri) e é datado de 1831. Pratt esteve no condado de Jackson duas vezes em 1831, primeiro em janeiro e no início de fevereiro, e mais tarde em outubro até o final do ano. É provável que este poema tenha sido  escrito durante esta última época, pelo menos seis meses antes da primeira edição da Evening and Morning Star. O poema foi mais tarde incluído como Song 1 (Canção 1) de Historical Sketch from the Creation to the Present Day. In Three Parts (Esboço Histórico da Criação até os dias atuais. Em três partes), que foi publicado em 1835 na colecção de poesia do Pratt, The Millennium (o Milênio).

Pratt permanece bem conhecido entre membros da Igreja SUD por sua poesia, porque 7 de seus poemas ainda se encontram em hinários SUD hoje.

Pratt é menos conhecido por suas obras de ficção. Cinco obras de ficção de Pratt foram publicados, e um, mais conhecido como A Dialogue between Jo Smith and the Devil (um diálogo entre Joseph Smith e o Diabo) é o primeiro conto Mórmon publicado. Alguns das outras obras de ficção de Pratt também são notáveis, especialmente The Epistle of Demetrius, the Silversmith (a Epístola de Demétrio, o ourives), publicado em 1842. No entanto, um diálogo entre Joseph Smith e o Diabo foi o primeiro conto a ter um enredo ou o desenvolvimento de uma personagem.

Embora Pratt nunca a completou nem a publicou, a Mormon Prisoners (Os Prisioneiros Mórmons) escrito por ele é a primeira peça de teatro Mórmon conhecido. Apenas um ato foi escrito, tratando do Tribunal de Inquérito em 1838 perante o juiz Austin A. King em Richmond, Missouri, no qual Joseph Smith, Parley P. Pratt e cerca de 50 outros foram examinados após a guerra em Missouri de 1837-1838. Nenhuma outra peça que abrange temas Mórmons e que foi escrito por um mórmon existe antes de 1890. Infelizmente, a peça de Pratt nunca foi completada nem foi publicada.

Antes de morrer em 1857, Pratt escreveu (e quase concluído) sua The Autobiography of Parley P. Pratt (A autobiografia de Parley P. Pratt), publicada postumamente em 1874. Este livro é, como seus hinos, bem conhecido entre os membros da Igreja SUD hoje, e é a fonte de muita informação histórica bem como mitologia Mórmon.

O escopo e o volume da produção literária de Pratt é realmente muito surpreendente, dada a sua morte relativamente cedo em 1857 e quase constante serviço na Igreja e viagens à sua favor.

Nenhum Comentário »

Ainda sem comentários.

Alimentação RSS para comentários a este artigo. URL de TrackBack

Publicar um comentário